Aprendendo o básico de astrologia e a entreter com os signos alheios
Consulte-se
quinta-feira, 21 de agosto de 2014
A impulsão de Marte - parte 2
Desde a criação do sistema patriarcal, em que o homem é o centro da família e da sociedade, o falo se tornou símbolo de potência, de vida e de elevação às esferas espirituais, e é Marte que assume esse papel de força na astrologia. Apesar de sua simbologia estar associada à figura masculina, as mulheres também agem conforme a posição de Marte nas situações de desafio, de competição e de perigo, devendo provar que são vencedoras e duras na queda.
Na primeira parte sobre Marte falou-se especialmente de sua mitologia e um pouco sobre seu papel num mapa astral. Comecemos a falar agora mais sobre isso.
Marte simboliza atividade, disposição e coragem. É a potência impulsionadora das realizações, e principalmente da autoafirmação para seguir adiante, mesmo face às limitações e aos desafios. O signo em que Marte se encontra indica que tipo de energia somos capazes de extrair de nós mesmos nos momentos difíceis e nos conflitos e competições. Também nos diz se após uma derrota simplesmente seguimos em frente ou remoemos aquilo até que se expurgue o dano ou que se possa vencer de fato o desafio primário. As qualidades do signo marciano, no viés positivo, vêm à tona quando somos provocados ou ameaçados, produzindo uma resistência e uma forma de não cair sem lutar. No viés negativo, as forças relacionadas ao signo marciano falam das extrapolações dos limites e dos caminhos destrutivos.
Nas relações entre os outros planetas, pode-se observar o que favorece ou desfavorece a pessoa quando se encontrada irritada, reativa às provocações e em situações de disputa ou conflito.
Assim como há dois guerreiros mitológicos - o Ares grego, sanguinário, combativo e destruidor, e o Marte romano, protetor e lutador das causas sociais - há dois modos de agir quando Marte é acionado, seja uma briga apenas por brigar ou uma escolha de batalha em prol de um alvo certo. São as duas faces de Marte: o conquistador e o estrategista.
O conquistador vêm à tona quando surge em nós o espírito de querer conquistar; tendemos a ser fortes e destemidos, impulsionados pelas paixões, queremos vencer e podemos nos cegar por isso. Esse lado pode ser meio orgulhoso, recusando qualquer tipo de ajuda. É esse marte que pode ser comparado com a luta de carneiros: vence o que tiver a cabeça mais dura. É um Marte rebelde, afoito, apaixonado e irreverente, e precisa de atenção para si a fim de crescer e se expandir.
Já o estrategista aparece quando usamos a razão em detrimento da força física. O foco é ser atento e resistente. O objetivo não é gastar energia, e sim encontrar saídas, aliviar as tensões e biscar caminhos vitoriosos. É o Marte tático, insistente e apaziguador.
Apesar de cada um de nós nos identificarmos mais com um dos dois guerreiros, seguramente alternamos a maneira de enfrentar os perigos e as ameaças. Os aspectos tensos com Marte tendem a gerar ações impensadas e precipitadas, enquanto os favoráveis acionarão mais facilmente o aspecto tático do planeta da guerra.
Dados astronômicos:
Marte leva aproximadamente 2 anos para fazer seu movimento de revolução, ficando ao menos 2 meses em cada signo, e ficando mais de 5 meses em um signo quando no período de retrogradação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário