Aprendendo o básico de astrologia e a entreter com os signos alheios
Consulte-se
sexta-feira, 15 de agosto de 2014
A impulsão de Marte - parte 1
A flecha de seu símbolo voltada para cima simboliza a força bruta que instiga e mantém as coisas em movimento: a coragem e a selvageria da guerra; a fúria de uma exigente criança de dois anos; a elegância de um dançarino de salão; a covarde fuga para o esconderijo; o idealista que se ergue em meio à intolerância e ao abuso. Essas são apenas algumas das maneiras como esse planeta, que rege os signos de Áries e Escorpião (embora Plutão também reja este na astrologia moderna), pode influenciar nosso mapa astral.
O caráter do deus da guerra era bastante distinto na mitologia grega e na romana. Para os primeiros, o deus era violento e odioso, já para os segundos, era corajoso e protetor. Assim, a análise desse deus precisa ser feita de forma distinta, de acordo com a ótica seguida. Mas de qualquer forma a origem de Marte - Ares na mitologia grega - vem da união de Juno e Júpiter - Hera e Zeus na mitologia grega.
Para os gregos, Ares era dotado de uma coragem cega e brutal, o que o tornou o deus da guerra cruel e sangrenta, aquele que encarna o espírito da batalha. Diz-se que seus gritos eram mais estridentes que os de dez mil homens. Sua estatura era descomunal, e vestia uma pesada armadura de bronze e um capacete, sempre armado com uma lança e um escudo. Não era bem visto nem quisto pelos próprios deuses, exceto por Afrodite, que o admirava, mesmo casada com Vulcano. Seu prazer maior era a luta, independente da causa.
Na mitologia romana, Marte chegou a se tornar o deus nacional, tal era a predileção e veneração dos romanos pelo deus guerreiro. O ruído gerado pelo choque dos escudos tinha por finalidade afastar os maus espíritos da cidade, do povo e dos rebanhos. Era um deus guerreiro, mas também protetor. Não ocasionava guerras, e sim defendia o povo romano contra os inimigos e os agressores.
Com sua vestimenta, Marte se associa à sexualidade masculina, e simboliza virilidade, força e coragem. A posição de Marte no mapa indica a natureza e a força da maneira como agimos: se enfrentamos os desafios ou se os evitamos; se trabalhamos em conjunto com as vicissitudes ou se as contornamos; se reagimos rápido ou lento, pensando ou apenas seguindo. Marte nos diz se somos guerreiros ou diplomatas, e que tipo de causa abraçamos. Assim como o Sol necessita da Lua, Marte precisa de uma companheira amorosa e forte, com quem interagir e se otimizar: Vênus.
Na segunda parte teremos mais acerca da figura de Marte no masculino e no feminino, assim como suas características astronômicas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário