Consulte-se

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Você imaginava? Charlie Sheen é virginiano.

Começo uma nova série aqui no blog, para falar às vezes de algumas personalidades cujo signo solar não condiz muito com os clichês e arquétipos previsíveis que temos na mente. Por exemplo, quando pensamos em Virgem pensamos imediatamente em pureza, calma, organização, foco, frieza, metodicidade...mas sabemos bem que existem arquétipos que não são óbvios, e que nossa natureza não se trata apenas do mapa solar, como também de influências externas, de nossa criação, de nossas escolhas certas e erradas etc.

Assim, quando vemos algum artista envolvido em polêmicas ou em algum novo projeto, começamos a pensar sobre que signo ele tem, e por que ele pode ser. Ou então sobre a Lua, o ascendente, e outros aspectos astrológicos. Às vezes, quando sabemos o signo solar, podemos tomar um choque inicial, por não identificarmos superficialmente alguns trejeitos e formas que denunciassem melhor sobre a natureza astral daquela pessoa.

Comecemos então essa série com esse ator que iniciou sua carreira nos anos 80, que se envolveu em muitas polêmicas nos anos 90 e que se redimiu com uma série de grande sucesso na década passada.


Men, men, men,men,men,men...

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Os signos e os reality shows - parte 3

E aqui estamos, para a parte derradeira dessa série entre signos e reality shows. Na primeira parte vimos que arianos são donos de si, taurinos são estéticos e culinários, geminianos são multifacetados e cancerianos vivem de memórias. Na segunda parte vimos que leoninos vivem para o aplauso, virginianos prezam pela ordem e pela rotina, librianos sabem que é preciso estar sempre bem não importa a situação, e escorpianos sabem que a beleza nem sempre põe mesa.

E agora, o que teremos nessa terceira parte? Alguma coisa surpreendente? Será que o autor desse post fumou da mesma droga que o Eduardo Jorge no debate eleitoral da BAND? Ou será que ele está apenas enrolando para não dizer nada com nada, como a maioria dos políticos fazem?

Sem mais delongas, partamos para o nosso especial

Time to move on!

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Os signos e os reality shows - parte 2

Na primeira parte do especial signos e reality shows, constatamos - novamente - a determinação ariana, a gastronomia taurina, a diversidade geminiana e a memória canceriana. Se você ainda não leu a primeira parte, está esperando o quê? Não dê a desculpa da conjunção Marte/Saturno que havia invadido nosso céu e tornado alguns de nossos dias mais depressivos que as últimas temporadas de Malhação.

Nessa segunda parte, que clichês serão explorados para os quatro signos seguintes de nossa roda zodiacal? E não importa que você não conheça alguns - ou nenhum - desses realities.

Portanto, sente-se agora, pegue seu balde de pipoca, e embarque no nosso carrossel

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Os signos e os reality shows - parte 1

Fazer lista de associações de algum tema com signos é sempre uma tarefa difícil...e prazerosa. Afinal, sempre haverá algum outro que poderia se encaixar para tal signo, é difícil às vezes fazer uma associação de algum arquétipo com alguma coisa do tema...mas ao mesmo tempo pode-se aprender algo além do óbvio sobre alguns arquétipos.

Para alguns, é fácil cair nos clichês. Para outros, é legal fugir de alguns de vez em quando e mostrar um outro lado que não é tão visível para a maioria de nós.

Deixando essa introdução de lado, que está mais enroladora do que a última novela do Manoel Carlos, começa agora a lista de associação de signos com reality shows - peguei apenas os norte-americanos (ou estadounidenses, para os chatos pedantes que falam que "ah México e Canadá também são da América do Norte, que preconceitooooooo"), porém nos comentários vocês podem dar seus pitacos, concordando, discordando (desde que com respeito) e falando outros que vocês acham que se encaixam.

Assim, prepare sua Sky, sua internet banda larga, aquele rodador de stream de programas estrangeiros e se jogue na lista dos

Boa leitura a todos!

domingo, 24 de agosto de 2014

Um mundo sem...-inos e - anos (Parte 2)

Na primeira parte da série Um mundo sem ...-inos e anos aprendemos que ser líder vai além de ter um papel no BBB, e sim de ter Áries forte, que os prazeres da vida são melhores aproveitados com um toque taurino e que as críticas virginianas e suas análises podem empurrar o mundo para frente, mesmo que não gostemos daquilo.

Hoje continuaremos a destrinchar a importância dos signos faltantes - porque falar só do lado negro pode enjoar também rsrs. O que veremos agora? Será que realmente o veneno do escorpião pode ser doce? Que aquele peixinho insuportável tem seu lado bom? Que sagitarianos podem ser algo amis do que sem-noções? Vejam agora!

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Um mundo sem ....-inos e -anos (parte 1)

Quem nunca ouviu de alguém falas como "aff, odeio o signo tal", "não sei por que existe tal signo, o mundo seria tão melhor" "Esse é o pior signo" etc.? Pois é, todos nós temos nossas predileções primárias, de acordo com o signo solar, mas podemos acabar nos afeiçoando a alguém de um signo que não curtimos e detestando alguém de um signo que curtimos. Claro que esse pensamento jamais se acabará, pois temos nossas ideias moldadas de acordo com leituras, experiências e relatos.

Porém, os doze signos têm cada um seu papel e sua função na pessoa e na sociedade como um todo - o que será explorado mais tarde, tanto no viés positivo quanto no negativo. Por isso, resolvi listar rapidamente a importância de cada um dos signos, e o que seria de nós - e do mundo - sem eles. E para aumentar a audiência do blog, que está mais baixa que a novela "Geração Brasil" não cansar você, nobre leitor, dividi a série "Um mundo sem... -inos e -anos" em duas partes, a fim de que você possa aprender ainda mais sobre aquele signo que você ama e aquele que você...não curte.

Portanto, arrume sua mandala, pegue aquele horóscopo de jornal, as revistinhas do João Bidu, e confira o que temos para hoje.



quinta-feira, 21 de agosto de 2014

A impulsão de Marte - parte 2



Desde a criação do sistema patriarcal, em que o homem é o centro da família e da sociedade, o falo se tornou símbolo de potência, de vida e de elevação às esferas espirituais, e é Marte que assume esse papel de força na astrologia. Apesar de sua simbologia estar associada à figura masculina, as mulheres também agem conforme a posição de Marte nas situações de desafio, de competição e de perigo, devendo provar que são vencedoras e duras na queda.

Na primeira parte sobre Marte falou-se especialmente de sua mitologia e um pouco sobre seu papel num mapa astral. Comecemos a falar agora mais sobre isso.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

A impulsão de Marte - parte 1


A flecha de seu símbolo voltada para cima simboliza a força bruta que instiga e mantém as coisas em movimento: a coragem e a selvageria da guerra; a fúria de uma exigente criança de dois anos; a elegância de um dançarino de salão; a covarde fuga para o esconderijo; o idealista que se ergue em meio à intolerância e ao abuso. Essas são apenas algumas das maneiras como esse planeta, que rege os signos de Áries e Escorpião (embora Plutão também reja este na astrologia moderna), pode influenciar nosso mapa astral.


quarta-feira, 13 de agosto de 2014

A beleza de Vênus - parte 2



Na parte 1 sobre o planeta Vênus falamos sobre em que áreas ele tem influência e quais são seus simbolismos. Acima de tudo, Vênus trabalha com a ambiguidade entre sedução e manipulação, posse e controle, felicidade e autoindulgência.

Essa ambiguidade aparece nos mitos relacionados à deusa com a qual o planeta é identificado. Conhecida entre os gregos como Afrodite ("nascida da espuma"), a deusa do amor e da beleza era a mais velha entre os deuses do olimpo e emergiu da espuma do sangue e do sêmen do deus Urano castrado, no lugar em que os genitais dele caíram no mar. Casou-se com Hefesto (Vulcano), artesão dos deuses, mas teve muitas aventuras - com outros deuses, especialmente Ares (Marte), e com mortais, como Adônis, que foi morto pelo ciumento Ares metamorfoseado em javali.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

A beleza de Vênus - parte 1

Vênus, conhecido como o planeta feminino, é o segundo planeta do sistema solar, com um período de translação de 243 dias terrestres, e é regente dos signos de Touro e Libra. A relação com Touro aponta para a valorização do bem-estar físico, da sensualidade, do desejo sexual e da estética associada ao conforto, enquanto a relação com Libra se refere à Vênus que prioriza a vinculação afetiva e estética, principalmente quando relacionada aos valores éticos.


domingo, 10 de agosto de 2014

Os homens de cada signo e a paternidade

Em homenagem ao dia dos pais, um breve relato de como cada signo lida com a questão de filhos. Os trechos foram retirados do livro "Relacionamentos astrais: o guia astrológico essencial para a mulher", de Tali e Ophira Edut. Claro que esses arquétipos só se ligam ao signo solar, não se atendo a outros aspectos do mapa astral de cada indivíduo. Mas vale pela brincadeira. Quem quiser deixe seu relato: será sempre bem-vindo.


quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Vamos falar de sexo? Não, vamos falar de amor! - Introdução a Vênus e Marte



Dizem que os homens são de Marte e as mulheres são de Vênus, ou ainda que os homens só querem sexo e as mulheres só querem amor. Mas o amor vai além do carnal, afinal desde criança aprendemos a amar nossos pais - em teoria rs - e criamos relações de afetividade no núcleo familiar. Esses são os papéis do Sol e da Lua: eles fazem o papel do pai e da mãe.

Mas nós crescemos, e começamos a desenvolver relações fora desse núcleo, numa dinâmica em que meninos e meninas não se misturam, e esses núcleos costumam ser bem rígidos, com normais sociais ou comportamentais que ditam o que cada um pode vestir, fazer, ser etc. Nessa fase se inicia a jornada em busca da identidade sexual e emocional e nos dispomos para conhecer os detalhes da natureza de nosso sexo.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A força de Mercúrio

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, e o segundo menor do sistema solar - considerando Plutão como planeta no sentido astrológico, mesmo com os astrônomos relegando-o a um outro papel. Seu movimento de revolução em torno do Sol é de apenas 88 dias terrestres, e rege os signos de Gêmeos e Virgem.

Hermes, deus grego mensageiro, ligado a Mercúrio

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Movimento de retrogradação - um pouco de astronomia e física celeste



Olá!

Antes de falar mais sobre os demais astros de nosso sistema solar, é fundamental falar acerca do movimento de retrogradação dos planetas, algo que influencia e muito a forma de interpretar um mapa astral e entender o momento de um evento ou mesmo capturar a essência de um horóscopo pessoal.

É preciso salientar que cada planeta - de Mercúrio a Plutão - gira em torno do Sol em sua elíptica, uma curva imaginária sobre a qual se apoia cada astro a fim de fazer o movimento de translação solar. Esse movimento é direto, de oeste para leste, e para cada planeta há um tempo de duração, devido à distância dele ao Sol, ao tamanho de sua elíptica e à sua velocidade.

sábado, 2 de agosto de 2014

O poder da Lua

A astrologia, desde os tempos antes de Cristo, é uma ciência focada em compreender o funcionamento de nosso mundo de acordo com os momentos dos outros planetas conhecidos naquela época. Apesar de nosso sistema geográfico usar o Sol como o centro da galáxia, ainda continuamos a ver o céu de forma geocêntrica, com a Terra como ponto focal. Visto da Terra, o Sol parece nascer e se pôr a cada dia e mudar e altura e intensidade ao longo do ano, e a Lua parece crescer e diminuir semana após semana. Além deles, são conhecidos desde a Grécia antiga cinco corpos maiores, que os antigos chamavam de planetas asteres - estrelas errantes: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. A cada um desses astros era atribuída uma influência em nosso planeta, como um efeito de"o que acontece em cima causa efeito em baixo". E qual o papel da Lua nisso?

quarta-feira, 30 de julho de 2014

O papel do Sol

A astrologia é uma ciência que estuda o comportamento dos astros e como eles influenciam nossa personalidade e a andança dos eventos nossos e do mundo. Infelizmente as pessoas se atêm à ideia de que apenas o signo solar - aquele do horóscopo de jornais e revistas - detém toda sua personalidade e seu destino. O Sol é o astro-rei, a maior estrela de nossa galáxia, e por milhares de anos foi considerado por algumas civilizações como o centro do universo. De qualquer forma, é a partir dele que começamos a entender os movimentos dos outros astros no estudo da astrologia e da interpretação de um mapa astral. Cada astro tem seu papel na estrutura de um ser. Então, comecemos pelo papel do maior de todos: o Sol.