Consulte-se

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A força de Mercúrio

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, e o segundo menor do sistema solar - considerando Plutão como planeta no sentido astrológico, mesmo com os astrônomos relegando-o a um outro papel. Seu movimento de revolução em torno do Sol é de apenas 88 dias terrestres, e rege os signos de Gêmeos e Virgem.

Hermes, deus grego mensageiro, ligado a Mercúrio



Nele, a unidade simbolizada pelo Sol transforma-se em energia múltipla: o nascimento e a morte, o dia e a noite, a luz e as trevas. Similar ao elemento químico de mesmo nome, Mercúrio tanto liga quanto separa, aproxima e afasta, esclarece e gera dúvidas. Ele representa o anjo e o demônio que sopram desejos opostos em cada ouvido (essa dualidade tem tudo a ver com Gêmeos, daí sua regência primária). Vivendo em constante contraste, faz-nos entender que os opostos se afastam, mas ainda assim se complementam: é a dualidade e a complementaridade.

A história de Mercúrio se pode resumir, na mitologia grega, pelo deus Hermes, o mensageiro dos deuses, guia das almas e veloz deidade das transições, das comunicações e dos intercâmbios. Mercúrio era o nome que os romanos davam tanto ao deus quanto ao planeta. Na mitologia greco-romana, viabilizava as atividades que rompiam barreiras, para o bem e para o mal; auxiliava curandeiros e ladrões. Era também o deus do comércio e do lucro, dos viajantes e dos mercadores, pois Mercúrio também rege as transações materiais - seu nome relaciona-se a "mercado" (mercatus) e "comércio" (commercium).

Para nossos ancestrais, Mercúrio governava a segunda de nossas "sete idades": a infância. É a época em que começamos a adquirir o conhecimento e a sabedoria capazes de contrabalançar nossas energias indomadas.

No mapa astrológico, o signo em que o planeta se encontra indica o modo como construímos os pensamentos e como funciona nossa mente. Também é nesse símbolo que podemos identificar se nos adaptamos ou não com facilidade ao ambiente que nos circunda. Ele também está intimamente ligado ao modo como construímos uma ideia de maneira clara e objetiva (objetividade, organização e clareza são arquétipos virginianos).

As características desse signo são despertadas nos momentos em que uma pessoa se encontra num estado de dúvida e divisão. Quando a função desse planeta se realiza, ele aprende a arte de se comunicar com os demais, e a fazer da palavra o instrumento de entendimento com as pessoas.

Mercúrio fica ao menos 13 dias em cada signo, e no máximo um pouco mais de dois meses, quando entra em retrogradação.

Esquema vetorial do movimento de Mercúrio, visto a partir da Terra
Para saber mais sobre a mitologia de Hermes, acesse http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2013/04/hermes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário