Consulte-se

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Um mundo sem ....-inos e -anos (parte 1)

Quem nunca ouviu de alguém falas como "aff, odeio o signo tal", "não sei por que existe tal signo, o mundo seria tão melhor" "Esse é o pior signo" etc.? Pois é, todos nós temos nossas predileções primárias, de acordo com o signo solar, mas podemos acabar nos afeiçoando a alguém de um signo que não curtimos e detestando alguém de um signo que curtimos. Claro que esse pensamento jamais se acabará, pois temos nossas ideias moldadas de acordo com leituras, experiências e relatos.

Porém, os doze signos têm cada um seu papel e sua função na pessoa e na sociedade como um todo - o que será explorado mais tarde, tanto no viés positivo quanto no negativo. Por isso, resolvi listar rapidamente a importância de cada um dos signos, e o que seria de nós - e do mundo - sem eles. E para aumentar a audiência do blog, que está mais baixa que a novela "Geração Brasil" não cansar você, nobre leitor, dividi a série "Um mundo sem... -inos e -anos" em duas partes, a fim de que você possa aprender ainda mais sobre aquele signo que você ama e aquele que você...não curte.

Portanto, arrume sua mandala, pegue aquele horóscopo de jornal, as revistinhas do João Bidu, e confira o que temos para hoje.



ÁRIES: Áries é o egoísta, o mimado, o impaciente, mandão, primário, inconsequente do zodíaco. Mas também é apaixonado pelo que faz, determinado, justo quando quer, batalhador e forte. Áries representa o início, a força motriz, o primeiro signo cardinal, e de fogo. Áries é o começo e o recomeço, o que vem depois de Peixes, é a cabeça no corpo humano. A impulsividade, o poder de iniciativa e o mando são suas principais características. A humanidade precisa de seres audaciosos, líderes e dispostos a enfrentar os conflitos. Áries está aí para isso, e simboliza coragem, autonomia e independência, a ausência de máscaras. Sem Áries não conseguiríamos agir com os recursos extraídos de nós mesmos e não teríamos confiança para começar e recomeçar.

TOURO: Touro é o preguiçoso, teimoso, comilão, indolente, inerte, estável, economista do zodíaco. Mas também sabe explorar os prazeres simples da vida como ninguém, possui um grande uso de seus cinco sentidos e adora explorar a simplicidade, o gosto, o toque, o cheiro, a sensualidade e a materialidade. É um signo fixo, e de elemento Terra, o que confere a ele a ideia de riqueza, posses, estabilidade, a força que segura a impulsividade ariana a fim de produzir algo, para que não seja apenas mais uma força dissipadora. A estabilidade e a segurança são fatores fundamentais para a manutenção de impulsos e de forças iniciadoras, e sem Touro não poderíamos ter a cabeça no lugar e também não saberíamos aproveitar as coisas simples da vida.

GÊMEOS: Gêmeos é o mais volátil dos signos, um ente que aparece e some diante dos olhos e que nos deixa completamente perplexos. Movimentado, adaptável, questionador, racional, duas caras, duvidoso, incerto, instável. Seu maior talento é fragmentar e fazer coisas paralelas, saber posicionar-se sobre diversas coisas e ter a certeza de que nada é certo, nem ele mesmo. Embora todos esses fatores possam levar, em em aspecto negativo, a um caminho de dispersão e procrastinação - assim como ao enjoo rápido das coisas - é nesse signo que a vida ganha contorno ao explorar as coisas, a questionar, a buscar o que está fora do olhar. É preciso movimentar-se, mudar, conhecer as coisas ainda que rasamente, trocar ideias, conhecer pessoas, falar, conversar, e sem Gêmeos o mundo seria um lugar sem nada disso, e a evolução intelectual não aconteceria.

CÂNCER: Câncer é o carente, sensível, ciumento, manipulador, conservador, familiar. Uma frase útil para esse signo é "com delicadeza tudo funciona". É a sensibilidade em seu ofício, a preocupação com seus queridos entes e a busca pela união e pela proteção. Por ser o mais jovem dos signos de água e ser a casa da Lua, Câncer sintetiza as qualidades imensamente protetores do nascimento e da maternidade. É nesse signo onde podemos encontrar proteção, abrigo, um lugar para chamar de lar, um coração vivo, pronto para nos abrigar - desde que não o traiamos. Vamos conhecendo pessoas pelo mundo, mas em um certo momento selecionamos aquelas que amamos, que queremos proteger, de que queremos cuidar. A realidade varia ao sabor das emoções e da sensibilidade, da recomposição de forças de acordo com a vida. A vida é feita de memórias, de lembranças que precisam ficar, e sem esse signo tudo que se vive se perde, se esquece, e não teríamos a segurança de ter sempre um lugar para nos sentirmos seguros e bem-recebidos.

LEÃO: Leão é o rei dos animais. É o segundo signo de fogo: fixo, tirano, egoísta, mandão, fera radical, mas também leal, carinhoso, confiante, estrela de si e do mundo. Quando aparece, ele não deixa dúvidas de sua força e do domínio que exerce sobre os demais. É a imagem de quem se impõe e não admite ser desafiado. Como centro irradiador de luz, abre seu coração de forma ígnea, mas não admite que a vida possa ser vivida simples ou trivialmente. Tudo precisa ser intenso, apaixonante, dramático, inesquecível. Leão é o ego em sua força máxima, representado pelo Sol, o astro-rei. A vida é um teatro, em que cada um é protagonista de si, dono de seu coração. Coragem, principal virtude leonina, vem do latim coratium, derivado de cor, "coração", pois previamente ele era a sede da força e da coragem. A vida é um espetáculo, é preciso crescer e se divertir, amar-se e amar, saber impor-se, e sem Leão seríamos seres sem essa alegria, sem essa coragem de explorar a selva que há la fora.

VIRGEM: Virgem é o analítico, o cri-cri, o organizado, ansioso, metódico, analítico, asséptico. Mas é um signo de Terra, e honra a forma e homenageia a natureza. Por ser mutável, traduz a multiplicidade com que a matéria se apresenta diante de nossos olhos. É a natureza em constante movimento, variando seu contorno, ditando regras que preservam a ordem natural da vida. Virgem é a vida manifestada na diversidade, nas diferenças, no fato de não existir nenhum ser igual ao outro e todos fazem parte de um sistema ordenado para a preservação da vida. Seja qual foi a atividade, os virginianos só podem ser felizes aspirando à perfeição. Para eles, é somente assim que se pode chegar à segurança e à justiça. É o signo mais pragmático do zodíaco, o verdadeiro São Tomé: ver para crer. Mas é esse questionamento que leva ao avanço e à busca da verdade. Sem Virgem não haveria críticos, questionadores, não haveria laboratórios para analisar, buscar as pequenas evidências, chegar àquilo que não conseguimos enxergar. Sem Virgem cada um seria dono de si, e o mundo viveria um caos.

Um comentário: